Eficácia Vs Eficiência
No nosso dia-a-dia, é normal usarmos palavras e expressões que sabemos o que significam, em contextos não muito apropriados, porque simplesmente, na verdade, não temos a real noção do seu significado.
Achamos que sabemos. Juramos a pés juntos que sim, mas às vezes, não é bem assim!
Encontramos dois exemplos bem comuns desta situação, quando tentamos distinguir Eficácia Vs Eficiência! É bastante comum confundir um com o outro, achando que estamos a falar a “coisa mais certa”, ou que, pior ainda, “é tudo a mesma coisa”! Não é!
Na verdade, será que nós sabemos distinguir Eficácia Vs Eficiência? Qual é a diferença entre estes dois conceitos, o que os distingue, e o que têm em comum?
Então vamos lá tentar descobrir!
A “Eficácia” é simplesmente a capacidade de atingir um objetivo! Se você atinge, é “eficaz”, se você não atinge, não é eficaz!
Exemplo: imagine que você é um soldado. Tem uma arma, e dez balas. E você tem como objetivo abater um alvo. Você gastou as dez balas. Abateu o seu alvo.
Você foi eficaz? Sim! Você atingiu o seu objetivo, abateu o seu alvo, então foi eficaz.
Por outro lado, a “Eficiência” é a capacidade de ser “Eficaz”, utilizando o mínimo recurso possível.
No caso do soldado, ele foi “Eficaz”, mas não foi “Eficiente”.
Foi “Eficaz” porque atingiu o seu objetivo, mas para tal, não utilizou o mínimo recurso possível. Para um alvo, precisaria apenas de uma bala, e ele usou dez. Está aqui a diferença entre a “Eficácia” e a “Eficiência”.
E já agora, sabem qual é o cúmulo da Eficiência?!
Matar dois coelhos com uma cajadada só!
Pedro Garcia, graduado em Economia, MBA Executivos e mestre em Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Executivo, Consultor em Marketing e Gestão Estratégica, e Sócio-Fundador da Prime Business Centers.