O Programa 5S tem sua origem no Japão. Em Maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresenta um método para combater o desperdício, e ajudar o país destroçado pela guerra, e sem recursos naturais. Trata-se de um programa de gestão de qualidade empresarial que visa aperfeiçoar aspectos como:
1- Organização;
2- Limpeza e;
3- Padronização.
Através da destinação adequada de materiais (separando o necessário do desnecessário), melhora-se:
- A eficiência, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
Sua principal vantagem é:
- A facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas.
Porque implementar o programa 5s?
Os resultados obtidos pela aplicação de um programa 5S são impressionantes. Mas, é necessário que toda a equipe participe ativamente de sua implementação. Podemos descrever algumas vantagens:
- Aumento da qualidade do produto ou serviço;
- Aumento da produtividade;
- Fornece a base necessária para implementar outros programas de qualidade;
- Facilita a detecção de erros, objetos fora do lugar e outros problemas que precisam de atenção;
- Prevenção de acidentes;
- Melhoria do ambiente de trabalho;
- Melhoria da qualidade de vida;
Isso ocorre porque o programa 5S trabalha os seguintes aspectos:
1. Seiri: Senso de utilização
O principal objetivo da primeira etapa do programa 5S é tornar o ambiente de trabalho mais útil e menos poluído, tanto visualmente como espacialmente. Para tal, deve-se classificar os objetos ou materiais de trabalho de acordo com a frequência com que são utilizados para, então, rearranjá-los ou colocá-los em uma área de descarte devidamente organizada. O resultado desse primeiro passo do programa 5s é um ambiente de trabalho estruturado e organizado de acordo com as principais necessidades de cada empresa.
2. Seiton: Senso de organização
O segundo passo do programa 5s é uma continuação do primeiro. Seu conceito chave é a simplificação. A partir da organização espacial previamente feita, essa etapa visa dar aos objetos que são menos utilizados um local em que eles fiquem organizados e etiquetados. Assim, agilizam-se os processos e há maior economia de tempo.
3. Seiso: Senso de limpeza
O terceiro item o processo 5S consiste na limpeza e investigação minuciosa do local de trabalho em busca de rotinas que geram sujeira ou imperfeições. Qualquer elemento que possa causar algum distúrbio ou desconforto (como mal cheiro, falhas na iluminação ou barulhos) deve ser consertado. O principal resultado é um ambiente que gera satisfação nos funcionários por trabalharem em um local limpo e arrumado, além de equipamentos com menos possibilidades de erros ou de quebra por conta da constante fiscalização.
4. Seiktsu: Senso de padronização
O quarto conceito do programa 5S consiste na manutenção dos três iniciais, gerando melhorias constantes para o ambiente de trabalho. Nessa etapa, deve-se definir quem são os responsáveis pela continuidade das ações das etapas iniciais do 5s. Com um ambiente mais limpo, há grande chance de os funcionários também buscarem maior cuidado com o visual e com a saúde pessoal, garantindo ainda mais equilíbrio e bom desempenho no trabalho e contribuindo ainda mais para o andamento do processo rumo à qualidade total.
5. Shitsuke: Senso de disciplina
Quando o quinto e último processo do programa 5s está em execução, quer dizer que o programa está em andamento perfeito. A disciplina, que pode ser considerada a chave do 5S, existe quando cada um exerce seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho, do desempenho e da saúde pessoal, sem que ninguém o cobre por isso.
E então, vamos ao trabalho?!